Sinopse
Edifício Tatuapé Mahal narra a história da vida de Javier Juarez Garcia, um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo. Depois de uma grande decepção, Juarez decide mudar de vida e seguir sem rumo pelo mundo. Mas ele não esquece do seu verdadeiro objetivo: voltar para São Paulo e resgatar sua honra.
Edifício Tatuapé Mahal é uma preciosidade. Com quase dez anos desde seu lançamento, a temática do curta continua atual e com uma execução priomordiosa.
A premissa vem de uma ótima sacada de traduzir uma imagem idealizada de sociedade através de bonecos de maquetes. Os enquadramentos se alternam, como se estivéssemos vendo as cenas em uma maquete, de cima, ou do ponto de vista dos bonecos.
A história Almodovariana de um boneco que procura um mercado obscuro de cirurgias de redesignação sexual para miniaturas de maquetes traz ironias absurdas, como seu amigo que quis se tornar uma boneca de maquete mas acabou por se tornar um boneca russa.
Com personagens falhos e movidos por desejos humanos, a animação consegue estabelecer empatia com o espectador ao narrar a situação inusitada e contemporânea do protagonista.
Obra antecessora de O Órfão (2018), o curta é dirigido por Fernanda Salloum e Carolina Markowics (Carvão, 2022), que trabalharam em parceria com o animador Fabio Yamagi para dar movimento e vida às miniaturas através de stop motion, um estilo manual e meticuloso que encontrou um roteiro perfeito para seu emprego.
Porque recomendamos
Feito a partir da técnica de animação stop-motion com bonecos de maquetes, o curta apresenta uma concepção idealizada e fascinante de sociedade. A trajetória Almodovariana do protagonista Javier equilibra o trágico e o hilário.
Ficha técnica
- Gênero: Comédia
- Duração: 10 min
- Ano de lançamento: 2014
- País de produção: Brasil
- Produtoras: Fulano Filmes
- Direção: Carolina Markowicz, Fernanda Salloum
- Produção Executiva: Krysse Melo
- Direção de Produção: Natasha Louckevitch
- Roteiro: Carolina Markowicz, Fernanda Salloum
- Elenco: Daniel Hendler
- Animação: Fabio Yamagi
- Direção de Fotografia: Mario Daloia
- Direção de Arte: Fernanda Salloum
- Montagem: Rami D’Aguiar
- Trilha Sonora: Gabriel Carrera